O Dia Mundial do Meio Ambiente e as Crianças

Deixe um comentário

5 de junho de 2016 por trupematerna

Hoje, dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, esta data foi designada pelas Nações Unidas em 1972. Para eles este é o dia mais importante para se promover a consciência global e as ações de proteção ao meio ambiente.

Este ano, o tema do #DMMA é: Selvagem pela Vida. Que visa incentivar as pessoas a agirem em proteção às espécies ameaçadas, sejam animais ou plantas.

Nós da Trupe Materna acreditamos que o tema é super atual e requer uma atenção especial em relação aos pequenos, pois o meio ambiente clama por socorro agora. E não como imaginávamos há um tempo atrás “precisamos pensar no planeta que deixaremos para nossos filhos”.

Sendo assim conversamos com a Ana Cláudia Braga, jardineira e horteleira do Espaço Plantare, e conseguimos dicas preciosas de como podemos aproveitar o #DMMA com os filhos.

Como conscientizar os pequenos da importância do meio ambiente?

Acredito que assim como aprender a andar, falar e o bé-a-bá. Toda criança deve conhecer o conceito de Saneamento, que nada mais é que o conjunto dos serviços de Tratamento de água e esgoto, coleta e destino final de resíduos sólidos (lixo) e água de chuva. Isso é Saneamento. E quando a criança conhece esse conceito, ela consome menos água, produz menos resíduos porque ela compreende que essas ações são importantes para preservação do ambiente e consequentemente ela se sente importante também.

De acordo com o site oficial do Dia Mundial do Meio Ambiente, as flores e a madeira também são consideradas vida selvagem e são vítimas de tráfico ilícito. Qual seria o melhor método de sensibilização?

Quanto às flores e a Madeira. O humano, desde muitos tempos gosta do que é exótico. Ou seja, aquilo não pertence ao seu ambiente. E com isso cobiçou a natureza alheia para si. Importando e exportando a natureza como se isso não tivesse nenhuma consequência. E ao longo dos anos temos visto o impacto negativo dessa ação desenfreada. Para mim, predar a natureza pelo prazer da posse, não passa de uma confirmação de que não somos os seres mais inteligentes. Inteligente é uma planta, que não precisa que ninguém lhe alimente e não precisa de uma bomba de água para levar água a sua última folha lá no alto e que possui mecanismos de defesa inteligentíssimo.

_DSC7514.jpg

Foto: Raphael Cavaleiro

Cite algumas dicas do que podemos (pais e filhos) começar a fazer agora para contribuir com o meio ambiente…

– Ensinar os pequenos a juntar um papel de bala ou um palito do chão e colocar na lixeira. Fazer para que eles vejam e fazer com que repitam. Isso é muito legal.

– Os pais devem ensinar sobre o valor da água, abrindo a torneira e ensinando ela a fechar.

– Mostrar para eles como colocar o lixo selecionado nas lixeiras.

– Dar uma planta e um regador e ensinar para eles como as plantas sobrevivem. De preferência uma planta que ela possa comer. Mas é importante que isso seja constante.

Ana Cláudia Braga

Engenheira Sanitarista e Ambiental-UCDB, Mestre em Saneamento e Recursos Hídricos-UFMS, Especialista em Saneamento Ecológico pelo Instituto do Meio Ambiente de Stokolm- Suécia.

Laryssa Macedo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: